Menu

10.12.23

Hora do Relax

A hora do relax chegou

Acampar significa um modo novo e diferente de encarar a vida e a Natureza; promessa de liberdade, fuga da rotina e da poluição. 
É uma forma definitiva de relaxar, além de ser uma forma barata, prática, cômoda e inteligente de conhecer outros lugares, outros mundos, fazer novas amizades, e, sobretudo, uma forma de aproximação com a Natureza.
Camping Natural
Por vezes, a hora do relax é um grande desafio e, em alguns casos, até durante as férias, é difícil nos distanciarmos da correria do nosso dia a dia para que possamos respirar fundo. 
Para recarregar as baterias em paz, há algumas dicas que podem ajudar a relaxar durante as férias e os períodos de descanso e, assim, conseguir eliminar a tensão do cotidiano.
O camping ao ar livre significa o contato com a imensidão do verde, com a água cristalina da montanha, com as ondas do mar.
Se você quer de fato desfrutar de mais prazer e viver se sentindo melhor com as suas atividades, sejam quais forem, então relaxe o máximo que puder.

Você ficará surpreendido como será fácil lidar com os problemas, com o trabalho, estresse, ou mesmo desfrutar de um acampamento estando relaxado.

Lembre-se dessa regra básica: Todo trabalho em um camping desenvolvido com prazer é encarado pela sua mente como distração. 
O campismo pode minar sua saúde se você encará-lo de forma errada. Aprenda a encarar o campismo com prazer e ele será fonte de saúde mental e relaxamento.

Para dormir - Existe quatro tipos de camas para campistas: a de lona, o colchonete de espuma, saco de dormir e o colchão de ar.
A cama de lona tem a desvantagem de deixar passar friagem.
O colchonete de espuma umedece, mofa e fica com mau cheiro, para evitar isso, constantemente tem que deixá-lo ao sol para secar.
O saco de dormir dispensa roupa de cama e cobertores: no verão se deita por cima e no inverno se entra dentro dele.


A barraca 

"Claro" é um item importante, mas ao mesmo tempo discutível por motivos diversos, como exemplo: modelos, marcas, capacidade, etc.
E isso depende do gosto e preferência.
Existe uma centena de tipos de barracas para sua escolha, peça ajuda a um amigo experiente, observe os comentários de outras pessoas, sobre tipos de barracas e as melhores que se encaixam pra você.

Em todo caso dê uma olhadinha aqui no blog.. A barraca

Para uma noite tranquila, não esqueça de forrar o chão da barraca e o seu interior com jornais, por causa do frio. E usar repelentes contra os "borrachudos" a noite (dependendo do lugar) e os "maruins" de manhãzinha, principalmente quando estiver muito próximo a riachos.
Com as devidas lenhas já coletadas, marque sempre um mesmo horário para acender a fogueira (por volta de 16 às 17 horas), assim você poupará tempo para a chegada da noite, que no caso de camping selvagem é bem rápido.

Colchão inflável - Como escolher

Para os que curtem acampar, colchões infláveis são uma ótima opção. 
Mas, na hora de escolher o melhor colchão inflável, você pode ficar com dúvidas, então vamos dar algumas dicas:
Para escolher o melhor colchão inflável, você precisa entender primeiro qual será o seu uso. 
Se você pretende usar em acampamentos, em locais ao ar livre, busque materiais resistentes. 

Não se esqueça que o colchão inflável ajuda a isolar a temperatura do solo, porém sozinho não fará diferença alguma, tenha um isolante térmico.

Atente-se também ao tamanho, já que ele precisa caber dentro da sua barraca.
As bombas externas você pode comprar separadamente. Para quem tem disposição, tem a manual e para quem curte comodidade, a elétrica.
Camping Natural
Outro aspecto importante é se atentar à espessura do colchão inflável. Se o uso for feito por crianças e pessoas menores, modelos mais finos podem ser utilizados, mas para adultos maiores, é importante ter um mais espesso.
Qualidade é importante na hora de escolher um bom colchão inflável. Invista em materiais bons, já que, em geral, você vai utilizá-los em ocasiões onde você depende do colchão para uma boa noite de sono, sem muitas alternativas.

Dicas na hora do uso
Uma boa dica para saber se o seu colchão inflável está bem cheio é sentar em uma parte do colchão, suspendendo as pernas e os braços. Se o seu corpo não encostar no chão, quer dizer que a pressão está boa.
Lembre-se: não infle muito para não forçar as emendas do colchão. 
Sempre que inflá-lo, você terá que reforçar a pressão interna, já que o colchão estava acostumado com o formato vazio. 
Há quem prefira colchões de ar; são de plástico forrado com tecido grosso, não deixam passar a umidade e, quando vazios, não ocupam espaço. Bem; isso vale o gosto de cada um.

A rede 

Mas há casos a parte, principalmente para quem acampa muito "sozinho" (como eu), levar uma rede de dormir. Alguns fazem isso; mesmo levando uma barraca , não é preciso armá-la dependendo da ocasião.

Isso é para quem é acostumado a dormir em redes, porquê existe pessoas que não se adaptam nunca.
Além de ser fácil de armar, é leve e não faz praticamente nenhum volume, principalmente as de nylon (polyester) que são a prova d`água.

A rede é um acessório fundamental em qualquer camping natural (admito); você não fica em contato direto com o chão, não tem o inconveniente de procurar terreno, e é muito prática.
Quer uma rede de dormir para camping, camuflada tipo do exército, como essa aí embaixo, é fácil, e só procurar. 

Há várias maneiras de relaxar, isto depende de cada um. Existe um número seleto de pessoas que preferem relaxar sozinhas:
Quer saber mais sobre redes, dê uma olhada aqui.. A rede - Companheira inseparável


Vamos pescar

A pescaria vem sendo praticada por um número cada vez maior de pessoas, que procuram vencer a estafa e as neuroses da vida moderna.
pesca-4
Para os apaixonados pela pesca, o fim de semana é sagrado. Uma barraca resolve o problema de alojamento, e os resultados da pescaria se transformam em saborosas refeições.
Para o seu relax completo na pescaria, que tal uma - 
Cadeirinha Dobrável  - para Camping e Pesca, Camuflada. 

Não tem ainda uma vara de pesca, nem molinete? existe de vários tipos e tamanhos. 

- A pesca é o tipo de relaxamento que possui mais adeptos; é muito difundido, desde a antiguidade. É necessário muita paciência e várias técnicas absorvidas com o tempo.
Leia mais e aprenda aqui.. Pesca de linha

Leitura

Faça uma leitura relaxante
Tire as férias para renovar a sua lista de leituras. Deixe de lado, ao menos por enquanto, os livros técnicos e de gestão e comece um novo e leve romance ou livro de contos. 
Dos clássicos às novidades do mercado editorial, sempre há algo que poderá fazer você viajar sem sair da barraca ou da cadeira de praia.

Para os intelectos é um excelente meio de relax, e aumentar a autoestima. 
É preciso, na maioria das vezes, ficar completamente sozinho e absorto de tudo, para ler um bom livro.
Não sabe o que ler, dúvida no gênero ou que livro comprar? 
É fácil, escolha um livro sobre camping ou qualquer tipo de seu assunto predileto.

Medite

Exercícios
Quem não conhece bem sobre meditação acha que são técnicas complicadas, mas pode ser surpreender só de conhecer os exercícios básicos de respiração para baixar a tensão. 
A quantidade de técnicas de meditação existentes podem ser praticadas por todos os tipos de pessoas e inclusive existem aplicativos de celular que ajudam você a relaxar.
Para alguns, relaxar é sinônimo de praticar algum tipo de exercício físico: alongamentos, Yoga, corrida, caminhadas, etc.
alonga-4

A Música

Ouça uma boa música
A música pode servir como um ótimo relaxante. Quem nunca colocou o fone de ouvido e tentou entrar no clima da sua playlist favorita sem pensar em mais nada? 
Com tempo livre, você pode fazer isso por muito tempo e certamente ajudará muito a descansar.

Escolha entre a do violão, do rádio ou outro aparelho a bateria. 
Mas tenha certeza de uma coisa: se for uma noite de final de ano (réveillon) vão predominar as músicas de carnaval, fazendo que todos dancem e pulem. 
Escolhendo o local, que pode ser uma praia ou uma região de montanha; na maioria das praias, se for final de ano, você pode participar, ou simplesmente assistir, à festa de Iemanjá.
guitarra-4
Na montanha, mesmo no verão, é bom acender uma boa fogueira para se prevenir contra o frio da madrugada, relaxando ao som de um rádio, ou um bom violeiro se tiver essa sorte; e tomando àquela bebidinha preferida.


Sendo o meu hobbie predileto, o meu violão não pode faltar, mas o único inconveniente é o transporte, que na maioria das vezes tenho que deixar ele em casa.


A música é também uma fonte de prazer passivo e que a todos faz bem. Que espécie de música? A que você gostar ou preferir. 
Não pense que deverá gostar da música que não é do seu agrado. 
Ouça apenas as canções que você gosta, e relaxe para escutá-las. 
Você pode cantar enquanto dirige um carro, ou faz qualquer coisa que obviamente não interfira. 
Muita gente "famosa" canta mentalmente enquanto joga ou pratica a sua profissão.
 
É uma boa ideia: 
Cante enquanto estiver no banho, qualquer coisa serve. 
Organize uma discoteca! com as canções que você aprecia. 
Você terá investido algum dinheiro, não apenas na diversão, mas, com toda a certeza, na sua saúde.

Mas para relaxar mesmo, com uma "boa música", para os adeptos e audiófilos campistas, aqui um clássico que há bom tempo não toco e, é uma das músicas minhas preferidas e mais pedidas em qualquer acampamento.
E claro, que para isso haja um bom violeiro pelas redondezas, rsrs..

Troca de idéias

Uma boa forma de relaxamento é bater papo com os amigos, trocar experiências de outros acampamentos ou qualquer tipo de assunto que vier ao momento, e quem sabe fazer novas amizades, tudo isso saboreando aquele churrasquinho e aquela gelada!
Aliás, quer saber mais sobre churrasquinho? veja aqui.. Churrasco no camping
bebidas-4
Importante é que tudo isso seja feito num ambiente calmo, alegre, de descontração e companheirismo. E quando acordar no dia seguinte, de ressaca ou não, terá o mar ou um riacho de águas transparentes para recompor as energias, o que não aconteceria se não tivesse transferido esse momento da sua sala de sua casa para a barraca.

Cooler ou caixa térmica?

Faz um lindo dia de sol e calor. A turma de amigos combina um camping na beira da praia para curtir o fim de semana. 
Você planeja levar alguns petiscos e bebidas para aproveitar o momento sombra e água fresca sem ter que se preocupar em providenciar a alimentação, ficar em fila de supermercado, encontrar local para estacionar ou gastar muito dinheiro em lanches vendidos em lojas. 
Contudo, não faz ideia se o melhor local para armazenar e transportar petiscos e bebidas é cooler ou caixa térmica: 

Características do cooler 
O cooler pode ser encontrado em diferentes formatos e características. 
Entre as opções existentes, há aquela que é uma peça confeccionada em material rígido na parte externa e possui tecido lavável na área interna. 
Geralmente possui formato redondo e tampa. 
E há aqueles que são confeccionados em tecidos que permitem ser dobrados. 
Ambos servem para armazenar e manter a temperatura de bebidas e alimentos.

Benefícios da caixa térmica
As caixas térmicas costumam ser mais resistentes e apresentam maior durabilidade. 
De acordo com a necessidade, o número de pessoas e quantidade de alimentos e bebidas que serão levados à praia, é possível escolher a caixa térmica mais adequada e que atenda à sua necessidade. 

Existem diferentes tamanhos e formatos de caixas térmicas e seus benefícios principais são a conservação da temperatura dos alimentos e bebidas por até 12 horas desde que estejam abastecidas com gelo. 
Geralmente, possuem sistema anti-vazamento e as tampas contêm travas automáticas para evitar transtornos.
 
Escolha um Cooler ou caixa térmica - Há uma infinidade de modelos com preços variados a sua disposição.


Saia para fazer nada

Hoje, as pessoas têm cada vez menos tempo para cuidarem de si mesmas e as férias são a oportunidade certa para você mudar isso e fazer algo novo. 
Saia pela cidade para conhecer " no meio do acampamento mesmo", uma nova pracinha, um cineminha nas vizinhanças, um barzinho, uma praia ou um monumento nos arredores, em um horário que geralmente você não vai. 
Tirando um momento para não fazer nada, você vai se surpreender como pode se divertir fazendo o que você não tem o costume de fazer e até com decisões que tiver que tomar de última hora.

Não deixe de se comprometer com o seu bem-estar. As férias são um período de descanso que você conquistou. Então, tente aproveitar essas dicas para relaxar sem desperdiçar o seu recesso com preocupações desnecessárias.
pessoa-4
Se você quer de fato desfrutar de mais prazer e viver se sentindo melhor com as suas atividades, sejam quais forem, relaxe, o máximo que puder.
Você ficará surpreendido como será mais fácil lidar com os problemas, uma dúvida ou mesmo desfrutar de um lazer estando relaxado.

Bem, você agora pode descansar e curtir o que você mais gosta de fazer: pescar, nadar, ler um bom livro, tomar uma cervejinha gelada jogando conversa fora com os amigos... 
Eu vou relaxar tocando o meu violão, porquê de manhã bem cedinho vou pegar aquele peixão!

menina-havaiana
                                
"Tomando todas essas precauções; dormida, fogueira e música, só basta agora é relaxar e curtir com sua família, amigos e até mesmo sozinho, com muita comodidade e bem estar, sem os subterfúgios das grandes cidades".




Nenhum comentário:

Postar um comentário